ADPF reúne especialistas para debater Gestão Pública

21 de fevereiro de 2014 19:34

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou o Seminário sobre Boas Práticas na Gestão Pública no dia 21 de fevereiro. O evento, que fez parte da programação preparatória do 6º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, reuniu subsídios importantes para as discussões técnicas no congresso que será realizado no Espírito Santo, em abril, com a presença de autoridades do INSS, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro destacou a importância do seminário: "É uma oportunidade de se conhecer e verificar essas práticas de gestão pública, avaliando se vale a pena (ou não) adaptá-las para a realidade da Polícia Federal", comentou.

O gerente nacional de competências organizacionais da Caixa Econômica Federal (CEF), Reuber da Silva Leopoldino, abordou o processo de seleção e provimento para cargos e chefias no banco estatal na primeira palestra. Ele destacou que é sempre possível fazer seleções melhores e completas. “O processo de seleção interno deve montar cenários adequados com as especificidades de cada órgão. Quando bem feito, traz vantagens para a instituição, que consegue captar o melhor funcionário para exercer determinada função. E também é benéfico para ele, pois o estimula a desempenhar cada vez melhor seu papel, devido à transparência do processo interno de seleção”, comentou.

A secretária de gestão pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEGEP), Ana Lúcia Amorim de Brito, abordou os aspectos gerais da gestão publica no governo federal. A palestrante discorreu sobre os modelos de gestão aplicados pelo ministério e os desafios para o futuro. “Nosso foco é voltar a atuação do Estado para o atendimento ao cidadão, com atenção nas suas necessidades. A melhoria dos serviços públicos é colocada como tarefa fundamental para todo servidor, inclusive com os delegados, que tem uma relação direta com a população, ao atender as necessidades de segurança pública da sociedade”, disse Ana Lúcia.

A Coordenadora-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cibele Magalhães Pinho de Castro, explicou o processo de reestruturação promovida pelo INSS, que mudou a imagem do órgão, antes tido como um sinônimo de filas intermináveis. “Acompanhei toda essa reestruturação, que repensou processos e culminou com metodologia de planejamento focada em resultados. Isso fez com que os servidores passassem a entender o papel deles. Esse foi o essencial: mostrar que ele é importante no processo, e não apenas mais uma parte no todo”.

O secretário-geral de administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Eduardo Monteiro de Rezende, que proferiu a última palestra do seminário, abordou a importância de se valorizar a gestão de pessoas dentro de uma instituição. Ele detalhou a estrutura do órgão e também o processo de mudanças que tornou o TCU em um dos melhores locais para se trabalhar, conforme um estudo da revista Você S.A. “Fizemos um concurso para auditores interessados em trabalharem nessa área de gestão de pessoas. O objetivo era implantar melhorias na qualidade de vida dentro do tribunal. Políticas de gestão foram implantadas e vários programas foram postos na prática para isso. O cuidado com as pessoas, os nossos servidores, fez a diferença no bom ambiente do TCU”, falou o secretário-geral.

Entre os resultados do seminário, ficou acertado um termo de cooperação técnica entre a ADPF, a Universidade da Caixa e o Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) nas áreas de capacitação e gestão de pessoas.

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