ADPF/RJ participa de debate sobre a PEC-37

14 de maio de 2013 11:13

A Diretoria Regional da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal no Rio de Janeiro (ADPF/RJ) participou de um debate sobre a PEC-37, realizado na sexta-feira (10), na Rádio Nacional/MEC.

Participaram do programa o deputado federal Fábio Trad, o procurador de Justiça Oswaldo Trigueiro, a diretora da APCF/RJ, Rosemery Almeida, e o diretor da ADPF/RJ, Márcio Derenne.

A ADPF/RJ explicou que a PEC-37 é a PEC da Legalidade. De acordo com o delegado Márcio Derenne, a Constituição Federal não prevê o "poder" do Ministério Público (MP) para investigar crimes. A ADPF defende que o MP e a Polícia Judiciária atuem em conjunto, com cada qual exercendo seu papel na sociedade.
Derenne enfatizou que a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal não podem realizar interceptações e investigações, como alguns MP estaduais estão tentando fazer, pois tira a polícia preventiva das ruas e aumenta a criminalidade.

A perita Rosemary posicionou-se ao lado da ADPF/RJ. A representante dos peritos criminais federais afirmou que a imparcialidade policial se assemelha à do juiz, destinatário das provas colhidas no inquérito policial.

O deputado federal afirmou que o MP tem meios de fazer com que a fiscalização da atividade policial seja efetiva e, desta forma, a polícia seja sempre eficiente nas investigações.

De acordo com o representante da ADPF, o debate serviu para mostrar que o fortalecimento das Polícias é fundamental para que as investigações policiais atendam aos anseios da sociedade.