ADPF se reúne com assessoria do Ministério da Justiça

12 de maio de 2015 16:24

A diretoria da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esteve reunida com o chefe de gabinete e assessoria do Ministério da Justiça no dia 12 de maio para dar prosseguimento ao encontro realizado no último mês de abril, quando foram apresentadas ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as propostas de combate à corrupção dos Delegados de Polícia Federal.

Durante a reunião foi debatida a construção de uma pauta institucional em defesa da Polícia Federal. Entre os temas abordados, uma atenção especial para a criação de uma função comissionada policial destinada aos policiais federais para compor as equipes mínimas de investigação na PF e a possibilidade de revisão e flexibilização das regras do decreto Nº 7.689/12 no tocante às operações e investigações da Polícia Federal.

Também foram abordadas as conclusões do Primeiro Diálogo entre a Magistratura Federal e a Polícia Federal, realizado em novembro do ano passado, principalmente no tocante à resolução nº 63 do Conselho da Justiça Federal (CJF). O tema é objeto ainda de análise da Advocacia-Geral da União, que inclusive já se manifestou nos autos da ADI 4305, proposta pela ADPF, e em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, a expectativa dos Delegados Federais é “de ter no Ministério da Justiça um interlocutor essencial para o encaminhamento e a solução de demandas institucionais de interesse da Polícia Federal junto ao Governo”, comentou.

A próxima reunião entre a ADPF e o Ministério da Justiça deverá ocorrer na próxima quinzena.