Foto/ADPF

ADPF vai apoiar ações solidárias de entidades assistenciais

18 de abril de 2023 14:47

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a coordenação de assuntos sociais passará a divulgar o trabalho de Organizações Não Governamentais (ONGs) como a organização Aconchego e o trabalho do Hospital da Criança de Brasília (HCB). A iniciativa parte de uma necessidade observada pelo núcleo social da ADPF de incluir a entidade em ações e práticas solidárias.

O objetivo da divulgação é mostrar e orientar aqueles interessados em se voluntariar em alguma ONG, mas não sabem ainda como fazê-lo, a começar pela Aconchego e pelo HCB. Detalhe importante: para ser voluntário é preciso ter 18 anos ou mais.

A Aconchego foi fundada, em Brasília, em dezembro de 1997, quando ainda se chamava “Projeto Aconchego”. Após 14 anos de existência, os integrantes da ONG decidiram pela necessidade de avaliar as atividades, de modo a dimensionar o que foi produzido e os conhecimentos adquiridos. Em 2011, foi feito um novo planejamento estratégico, apontando para um novo posicionamento no cenário nacional, nos quais se inseriram os objetivos centrais da missão da organização, entre elas, “promover ações e tecnologias sociais transformadoras em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional”.

Inaugurado em 2011, o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) foi construído segundo as normas do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser uma unidade hospitalar terciária, com serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, além de atendimento de urgência e emergência.

O HCB é integrado a rede pública de saúde do Distrito Federal e é administrado por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), ligado à Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), em 2009.

A parceria com a Abrace começou com a necessidade de ser ir além da assistência às famílias de crianças portadoras de câncer. Assim, o HCB nasceu de uma ação conjunta que mobilizou a sociedade civil para erguer um centro especializado, com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente.

Os interessados em ajudar ou participar do programa de voluntariado na ONG Aconchego, ou no Hospital da Criança de Brasília, podem acessar os seguintes contatos:

Aconchego

Telefone: (61) 3963 5049 ou (61) 3964 5048

WhatsApp: (61) 98473 6363

E-mail: contatos@aconchegodf.org.br

Site da organização: http://aconchegodf.org.br/

Para saber mais sobre o trabalho voluntário acesse: http://aconchegodf.org.br/seja-um-voluntario/

Confira aqui o guia prático sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora

Hospital da Criança de Brasília

E-mail: voluntariado@abrace.com.br

Mais informações sobre o trabalho voluntário: https://www.hcb.org.br/voluntariado/informacoes-gerais/o-programa-e-os-primeiros-passos/

Para conhecer os grupos de trabalho voluntário acesse: https://www.hcb.org.br/voluntariado/grupos/

Quer conhecer mais sobre a Abrace? Acesse: https://abrace.com.br/

Confira aqui o vídeo sobre os atendimentos realizados no HCB