ADPF visita OAB-DF para pedir apoio à autonomia da Polícia Federal

10 de maio de 2016 17:31

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, esteve reunido com o presidente da seção do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Juliano Costa Couto, para tratar sobre o apoio da entidade à campanha pela autonomia da Polícia Federal. O encontro ocorreu na sede da OAB-DF, na última segunda-feira (09).

 

Na reunião, o presidente da OAB-DF recebeu o pedido de apoio da entidade à PEC 412/2009, pelo combate à corrupção e garantia da atuação autônoma da Polícia Federal. Para o presidente da ADPF, o encontro foi produtivo.

 

“O apoio dos advogados é fundamental e vem fortalecer nossa campanha. Agora aguardamos o apoio institucional”, afirmou o Delegado.

 

Já o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, opinou pessoalmente que o fortalecimento da Polícia Federal soa bem.

 

O diretor regional da ADPF na Bahia, Rony José Silva, também esteve presente no encontro. Para ele, “é importante a busca de parcerias com entidades que tenham, por tradição, a defesa da democracia, no momento em que a PF tem como objetivo a conquista de garantias para melhor desempenhar suas funções com autonomia, sem interferências de agentes políticos e para melhor desempenhar suas investigações criminais, de forma técnica”, lembro o Delegado.

 

A campanha pela autonomia, lançada pela ADPF em março deste ano, já conta com mais de 340 mil assinaturas online e cerca de 600 mil no total, de entidades e pessoas físicas que confiam no trabalho da Polícia Federal. A Proposta de Emenda à Constituição 412/2009 altera o parágrafo 1º do art. 144 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização da Polícia Federal para garantir a autonomia institucional do órgão.