Agendamento online para acabar com filas na madrugada

21 de agosto de 2007 09:23

Detalhe: ele mora em Glasgow, na Escócia, e de lá mesmo agendou a visita para o mês que vem, quando virá ao Brasil. Como? Souza foi um dos primeiros a utilizar o serviço de requisição de passaporte pela internet, lançado na semana passada.

Ele já estava pensando no tempo que perderia em pé na porta da Polícia Federal, esperando a senha ser chamada, quando entrou no site da PF e descobriu o novo serviço. Foi muito rápido. Cadastrei meus dados, fiz o agendamento e enviei para o meu irmão, que mora no Brasil, o boleto com a taxa a ser paga, conta. Espero que o sistema acabe com as filas.

Souza até pensou em solicitar a renovação do documento na embaixada brasileira, mas preferiu vir ao Brasil para garantir o novo modelo – mais moderno, com leitura óptica. Já passei por constrangimentos por causa do modelo velho, lembra. Quando fui abrir uma conta no banco, desconfiaram do passaporte e fizeram várias consultas antes de aprová-la.

COMO FAZER

Desde ontem, o sistema de distribuição de senhas não funciona mais na Superintendência Regional da PF, na Lapa, nem nos postos dos shoppings Ibirapuera, Eldorado, ABC e Guarulhos. Em outros Estados, algumas cidades, como Florianópolis e Brasília, também passaram a agendar exclusivamente pela internet (veja a lista completa das cidades que têm o serviço no site www.dpf.gov.br).

Agora, não adianta mais recorrer ao antigo formulário para requisição de passaporte, que era encontrado em papelarias. Ele não será mais aceito. O internauta deverá cadastrar os dados pessoais no momento do agendamento online e, em seguida, imprimir o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento da taxa, no valor de R$ 156,07, pode ser efetuado nas agências do Banco do Brasil. Então, um número de protocolo é criado, e deve ser muito bem guardado, pois será necessário para voltar ao site da PF e confirmar o horário previamente agendado.

Os atendimentos são marcados a cada 15 minutos – serão 600 por dia, mesmo número feito pelo sistema antigo. Haverá 17 atendentes para cada período. Segundo a PF, o novo sistema diminuirá as filas, mas não agilizará a emissão do documento. O prazo para entrega será de seis dias úteis na sede da PF e de dez dias úteis nos shoppings. E a validade continua de cinco anos.

Mas, atenção! Quem quiser guardar as informações do passaporte antigo, como os carimbos dos países por onde já passou, precisa fazer cópias. O documento será recolhido e incinerado na hora de tirar o novo – exceto se tiver algum visto válido.

PAPELADA

No dia da visita, toda a documentação deve estar em mãos, nas versões originais. Só não é necessário levar a foto 5X7, que será tirada no local. Confira abaixo a lista completa de documentos.

Tempo de espera varia de um lugar para outro

Sim, o novo sistema deve evitar as filas quilométricas que se formavam na porta dos postos da PF. Mas, por outro lado, pode acabar atrasando a emissão do passaporte – em alguns casos, só há horários livres em outubro.

Se você está com pressa, a dica é pesquisar a agenda de todos os postos que têm o serviço, mesmo que não sejam tão próximos de sua casa. É fácil: na página da PF, clique em agendamento – novo passaporte. Lá está o calendário dos postos. Verifique todos e escolha uma das datas disponíveis. Mas seja rápido, pois as informações mudam em minutos – e você pode perder a hora escolhida.

Na tarde da sexta-feira, por exemplo, era possível agendar a visita na sede da PF, na Lapa, para sete dias depois. Quem quisesse ir ao shopping Eldorado teria de esperar até 18 de setembro. Já no Shopping Ibirapuera, horário livre só em outubro.

Não pode esperar? Então será preciso comprovar a real necessidade em um dos postos da PF. Passagem marcada não é motivo de urgência, lembra o órgão.

DOCUMENTOS

>Identidade: além do RG original em bom estado, valem como identidade o passaporte brasileiro anterior e a Carteira Nacional de Habilitação, entre outros documentos

>Título de eleitor: com os comprovantes de voto da última eleição, incluindo os dois turnos, ou justificativa eleitoral)

>Comprovante de quitação com o serviço militar

>Certificado de Naturalização: para os naturalizados

>Comprovante de pagamento da taxa de R$ 156,07

>Passaporte anterior

>Foto: não é mais necessário levar; a imagem será tirada no local

>Toda documentação deverá ser levada no original

>Passaportes não retirados em 90 dias serão cancelados