Aliança entre Fiscalização Federal e Segurança Pública do DF fortalece movimento
Na sexta-feira (13/7), o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, participou de reunião no Sindepo (Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal) com o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue e representantes de Delegados de Polícia, Policiais Militares e Bombeiros do DF (Distrito Federal), além dos Policiais Rodoviários Federais para debater formas de atuação para as Carreiras Típicas de Estado e para as da Segurança Pública. As categorias entendem que os movimentos em curso podem convergir para ações conjuntas.
No encontro, os representantes das categorias trocaram informações sobre as ações de mobilização de cada uma delas e discutiram a possibilidade de realização de uma manifestação conjunta ainda em julho. Delarue explicou como os Auditores vêm se manifestando, com operações padrão e crédito zero e demonstrou o impacto que essas ações têm apresentado nas metas de fiscalização do Governo.
“É o tipo de operação que dá para fazer indefinidamente. Por isso, não estamos trabalhando com datas. Embora o Governo tenha anunciado o dia 31 de julho para apresentar uma resposta, estamos mobilizados por prazo indeterminado. Nossa campanha só termina quando nos for apresentada uma contraproposta razoável e entendemos que as categorias representadas nessa reunião também devem agir dessa forma”, disse o sindicalista.
As entidades iniciaram as articulações necessárias à realização de atividades conjuntas e atos públicos no dia 26 de julho. Caso no dia 31 de julho – data escolhida pelo Executivo para a apresentação de uma proposta – o Governo não atenda às reivindicações das categorias, no dia 8 de agosto, as carreiras típicas de Estado e de Segurança Pública estudam promover uma paralisação total em nível nacional.
Simultaneamente, deverão realizar um grande ato público em Brasília (DF) e operações-padrão, de forma a paralisar a capital federal e a alertar o Governo de maneira bastante contundente.