Aperta o cerco aos acusados

21 de agosto de 2007 08:52

Desta vez, tratam-se de ações de improbidade administrativa, com três objetivos principais: reaver pelo menos R$ 55 milhões que, segundo os procuradores do caso, circularam pelo chamado valerioduto; suspender os direitos políticos dos réus por até dez anos; e destituir dos cargos aqueles que, mesmo após a enxurrada de denúncias, ainda ocupam função pública.

As ações têm como base a mesma investigação que os ministros do Supremo decidirão a partir de amanhã se é suficiente ou não para abrir o processo criminal. Do rol de acusados pelo MPF nas novas ações constam os petistas José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e Silvinho Pereira, e o empresário Marcos Valério, o operador do mensalão. O grupo foi chamado de “núcleo central” do esquema pelos procuradores da República.

Nos textos, os procuradores endossam dois pilares básicos da denúncia criminal, embora não apresentem novas provas: o desvio de recursos públicos e o pagamento de mesadas para a compra de votos em projetos de interesse do governo, como as reformas da Previdência e tributária”.