Artigo – O nascimento da Polícia Federal em 1944: pandemia do Covid, vitórias e a sua autonomia

22 de fevereiro de 2021 10:12

*Jairo Ruiz Garcia

O Departamento de Polícia Federal (DPF) foi criado oficialmente em 28 de março de 1944 com a publicação do Decreto n° 6.378, transformando a Polícia Civil do Distrito Federal localizada no Rio de Janeiro – RJ, em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP).

Uma polícia de estado com 76 anos de vida própria  e eu, Jairo Ruiz Garcia, Delegado Federal Aposentado, que trabalhei por 20 anos nesta polícia, curiosamente, eu nasci em 24 de maio de 1944, ano em que a Polícia Federal foi instituída, mesmo que não fosse com a estrutura atual, mas foi o início de todo este trabalho valorozo para o país.

A Polícia Federal é segurança pública, polícia judiciária, combatente do crime e polícia cidadã mas também pode ser chamada de Polícia da Saúde, vou contar para todos um pouquinho da história….     

Eu, desde jovem gostava de jogar futebol e durante toda a minha vida, eu dediquei a ele e foi durante o meu estágio na Academia de Polícia Federal  que eu descobri a natação como cura de uma asma (é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas) e por causa das provas práticas eu fiz inúmeros treinos e aprendi de verdade a nadar debaixo da água. Posteriormente o médico ao fazer o check-up me deu a feliz notícia que a doença tinha revertido em saúde. Eu parei de jogar futebol lá pelos meus sessenta e poucos anos, mas não abandonei a natação, ela está presente no meu cotidiano.

Por que estou contando estes fatos? Porque de certa forma eu ter ingressado na Polícia Federal modificou a minha vida de forma significativa, porque encontrei uma corporação pautada na disciplina, conhecimento e prática da lei, princípios de ética e boa conduta além do cuidado com a saúde. “Mens sana in corpore sana”.

A grande sacada foi quando chegou o Covid-19, em tempos de Pandemia, minha saúde estava em um patamar aceitável e assim recentemente eu fui contaminado pelo vírus, fiquei praticamente 14 dias com sintomas leves nos 3 primeiros dias e depois mais nada.

Venci a batalha contra o vírus do Covid-19, no entanto, pelo Brasil todo morreram muitas pessoas, inclusive colegas da Corporação da Polícia Federal, o que eu deixo os meus sinceros sentimentos.

Vencer esta batalha não foi fácil, equiparo-a a batalha da Polícia Federal em adquirir o seu respeito e crescimento em todos os estados do país, com melhoria de equipamentos técnicos, policiais, peritos, escrivães e delegados para compor uma força contra a corrupção nos quatro cantos do país.

Alô governantes, alô deputados e senadores, olhem para a Polícia Federal uma polícia completa porque tem seres humanos mesmo sendo imperfeitos, lutam a cada dia para completa-la e fazê-la competente no serviço de inteligência policial e nas perícias técnicas coadjuvantes dos Inquéritos Policiais.

Alô povo brasileiro, apoiem a Polícia Federal porque estará com certeza apoiando mais saúde através dos serviços públicos prestados com o dinheiro público que não foi desviado dos cofres, mais segurança para viver nas cidades, mais educação nas escolas públicas que são geridas com o dinheiro público e enfim mais vida saudável, mais envelhecimento digno e mais atividades físicas, com exemplos das corridas em prol do combate à corrupção que contam com a participação de muitos cidadãos.

Assim é o retrato da Polícia Federal para mim, meus familiares, amigos e enfim todos que compõe esta Grandiosa Polícia! Gratidão!

*Jairo Ruiz Garcia é delegado de Polícia Federal aposentado