Assaltantes de banco são presos pela PF

19 de outubro de 2010 10:07

A Polícia Federal de Pernambuco divulgou, ontem, a prisão de dois integrantes de uma quadrilha interestadual especializada em assaltos a bancos e e veículos de transporte de valores nos estados de Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo e Belém. As investigações, que duraram cerca de dois meses, apontam que a dupla planejava a prática dos crimes em cidades pernambucanas. Neste mês já estava programado o sequestro do gerente de uma agência de Olinda, em Pernambuco, ou a investida a um carro-forte. No total, já são oito presos pelo Brasil.

O líder do grupo, o motorista José Amaro dos Santos Júnior, conhecido por Júnior Neguinho, 39 anos, e o motoboy Ozeias Oliveira Barbosa, o Zéia, 27, foram capturados em cumprimento de mandados de prisão. Eles foram presos em 2005 por assalto à mão armada, formação de quadrilha, posse ilegal de arma de uso restrito. Contra José Amaro há um mandado de prisão da 3ª Vara Criminal de Cabedelo, na Paraíba. Nesta comarca ele já tem condenação por participar de um assalto contra o Banco do Brasil da cidade, em outubro de 2001. Na época, ele e outros integrantes da quadrilha sequestraram uma funcionária do banco e levaram R$ 300 mil.

De acordo com o processo, em 1º de outubro de 2001, a quadrilha prendeu uma funcionária do banco em sua própria residência, no Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa. No dia seguinte, o grupo utilizou um comboio de três veículos e acompanhou a gerente até a agência e, sob coação, levaram o dinheiro. Também ficaram reféns dos bandidos o marido da gerente, seus filhos, sogros e empregados, que permaneceram detidos na casa, até a consumação do assalto. Ozéias possui um mandado da 1ª Vara de Execuções Criminais Central de São Paulo, onde residia.

Segundo a Polícia Federal, após tomar conhecimento de que os integrantes da quadrilha estavam na Região Metropolitana do Recife, a PF iniciou diligências. No último sábado, quatro equipes conseguiram localizar os assaltantes. José Amaro dirigia um veículo Palio, de cor prata eplaca HDJ-3042, seguindo para Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. José Amaro ainda foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma. "Eles praticavam os crimes em vários estados. O líder ia na frente para acompanhar a vida familiar das vítimas que seriam sequestradas e depois aliciavam outras pessoas para participar do esquema criminoso", contou o assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro. Na sede da Polícia Federal, o líder da quadrilha confessou que programava o roubo de carro forte ou o sequestro de um gerente de banco em Olinda. O veículo usado no crime seria um Space-Fox, cor preta de placas clonadas KJJ-5763 de Jaboatão dos Guararapes, furtado há alguns dias em Recife.


Fonte: Dia a Dia – O Norte