Associado da ADPF é homenageado no Senado Italiano
O Delegado Federal e associado da ADPF Sandro Dezan foi homenageado durante a cerimônia de lançamento da segunda edição da coletânea “Juristas do Mundo”, realizada no Senado Italiano, em Roma, em 23 de janeiro. Ele foi agraciado com o diploma de Mérito de Excelência Jurídica, concedido pela Rede Internacional de Excelência Jurídica, uma associação interparlamentar entre Itália e Brasil.
A obra “Juristas do Mundo”, lançada durante a programação do XI Encontro Internacional de Juristas, contém textos nas áreas do Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direito Administrativo e conta com artigos de autores da Argentina, Brasil, Colômbia, Itália e Portugal.
Autor do capítulo sobre a Teoria Geral da Decisão Administrativa, Sandro Dezan também ministrou uma palestra durante a cerimônia, onde abordou a autonomia e a imparcialidade da autoridade brasileira na condução da investigação criminal. Participaram da palestra aproximadamente 120 convidados, entre senadores italianos, juristas de vários países e autoridades brasileiras.
Sandro destacou o intercâmbio com atores do Direito italiano: “Essa troca de experiências é de extrema importância para a polícia judiciária brasileira. Foi uma oportunidade para entrar em contato com o que de mais atual existe no Direito praticado na Europa, e principalmente na Itália, que é basicamente o berço do Direito Penal brasileiro”, comentou.
Após o evento na Itália, o Delegado Federal ainda ministrou a aula inaugural do VI Mestrado em Ciências Policiais com especialização em Criminologia e Investigação Criminal, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), em Portugal. O tema foi os sistemas e microssistemas da lei e de justiça na persecução criminal brasileira. O mestrado é fruto de uma parceria entre ADPF e Instituto português firmada em abril de 2013.