Associados da ADPF participam do V Congresso Luso-Brasileiro de Polícia Judiciária
Realizada na cidade portuguesa de Loures, nos dias 10 e 11 de setembro, a quinta edição do Congresso Luso-Brasileiro de Polícia Judiciária contou com a participação de dois afiliados da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Rafael Pinto Marques de Souza e Ricardo Sancovich foram sorteados e puderam participar do evento com todas as despesas custeadas, uma forma da ADPF promover o debate e a troca de informações e experiências entre seus associados e outras instituições.
O Delegado Rafael Pinto Marques de Souza destacou o intercambio e troca de informações com membros da Polícia Judiciária de Portugal, instituição anfitriã e organizado do evento, com um dos pontos altos do encontro.
“Gostaria de agradecer a ADPF pela iniciativa e pelo constante apoio à capacitação dos Delegados de Polícia Federal. Nossa participação foi muito produtiva. Foram debatidos diversos temas afetos ao processo penal, tanto no sistema brasileiro, como no sistema português, cabendo destacar as palestras ‘O Contraditório Mitigado no Inquérito Policial’ e ‘Preocupações Atuais da Polícia Judiciária Brasileira’, que abordaram aspectos também destacados no livro ‘Manual Prático de Polícia Judiciária’, que escrevi em coautoria com Bruno Fontenele Cabral”, comentou.
Intercâmbios. A ADPF vem mantendo parcerias para ações de capacitação com instituições de segurança de Portugal. Este ano, também apoiou a realização do IV Congresso de Processo Penal, realizado em Lisboa, Portugal. Em 2014, será a vez de o Brasil sediar o evento. Além disso, está viabilizando para associados turmas de mestrado em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal.