Audiência Pública discute segurança pública e a organização das polícias

26 de novembro de 2015 17:52

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esteve presente hoje (26) na audiência pública que discute a segurança pública e a organização das polícias no Brasil. O evento aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e contou com a presença de parlamentares e representantes das entidades de classe das polícias, entre outros convidados.

 

O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro esteve presente na reunião e levantou a posição dos Delegados de Polícia Federal. As PECs destacada na audiência foram a 102/2011, que foca na unificação das polícias, a 51/2013 que fala do Ciclo Completo de Polícia e a 73/2013 que diz sobre a carreira única na Polícia Federal.

 

“A carreira única na PF é uma mudança, uma reforma estrutural na organização e no funcionamento da Polícia Federal. Ela muda significativamente o modo de funcionar a PF no Brasil”, afirmou o Delegado.

 

Leôncio questionou os parlamentares quanto à verdadeira intenção de modificar funcionalmente a Polícia Federal do Brasil que hoje possui altos índices de confiança e credibilidade da população brasileira.

 

De acordo com o Delegado, por ser a Polícia Federal um órgão do Poder Executivo, as mudanças relacionadas à PF deveriam ser opinadas pelos próprios órgãos Executivos. Leôncio afirma que a opinião da Presidência da República, Casa Civil, Ministério do Planejamento e Ministério da Justiça é que carreira na PF é um assunto interno que diz respeito à Direção-Geral da instituição.

 

Para o presidente da ADPF, é estranho o termo Polícia de Ciclo Completo. Isso por que nem no Brasil ou em qualquer outro lugar exista uma Polícia de Ciclo Completo. Dezenas de sociólogos e estudiosos definem de formas distintas o que é ciclo completo.

 

“Como é que vamos constitucionalizar o conceito Polícia de Ciclo Completo se não chegamos a um consenso do que é? Polícia unificada eu sei o que é, polícia de carreira única também. Agora, o que é uma Polícia de Ciclo Completo para podermos colocar no texto constitucional?”, indaga Leôncio.

 

Por fim, o representante dos Delegados Federais convidou os senadores presentes para irem à Direção-Geral da Polícia Federal fazer esse debate que represente qualquer mudança estrutural na corporação com a diretoria geral do órgão, pois entende que essa discussão deve ser interna à PF.