Auditor esclarece dúvidas de segurança

9 de outubro de 2013 21:43

A Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) inova mais uma vez, trazendo agora ainda mais facilidade e simplicidade ao Processo Eleitoral. No pleito deste ano, os associados poderão votar através da Internet, com toda a segurança e conforto que os meios eletrônicos oferecem.

 

Para assegurar que o Processo Eleitoral seja realizado com todo o conforto e segurança, o ADPF contratou uma empresa de auditoria especializada nesse tipo de evento eletrônico por Internet. A The Perfect Link acompanhará todas as fases da Eleição, desde a verificação da segurança e capacidade dos servidores e provedores de hospedagem envolvidos no processo, testes sobre inviolabilidade do Sistema de Votação até os procedimentos internos da Eleição.

 

Segundo o diretor empresa, Fernando De Pinho Barreira, para computar o seu voto basta que o associado se conecte a Internet utilizando-se de um dispositivo eletrônico – computador, tablet ou smartphone.

 

A fiscalização e auditoria do Processo Eleitoral teve início com a revisão de toda a tecnologia envolvida, da adequação legal dos procedimentos adotados pela Mesa Eleitoral e acompanhará a abertura, o desenvolvimento da Eleição e o encerramento e apuração do resultado.

 

Segundo Fernando De Pinho Barreira, auditor responsável, o Processo Eleitoral Eletrônico por Internet possibilita a auditoria integral do processo, impedindo qualquer possibilidade de intervenção no resultado. O investimento realizado pelo ADPF em tecnologia e o preparo e empenho da Administração e do Colégio Eleitoral conseguiu reunir as condições necessárias para a execução bem-sucedida do Pleito.

 

 

 

Uma questão recorrente é a segurança de eventos na internet perante tentativas de fraude. O auditor afirma que, como mostra o gráfico abaixo, embora possa eventualmente ter uma tentativa de fraude pode-se garantir que ela não logre êxito.

 

 

Ressalta-se ainda que os associados possam votar com comodidade, a partir de suas residências ou locais de trabalho, bem como de Lan-Houses, e que o processo é totalmente inclusivo, não só por oferecer esse conforto, mas por possibilitar aos deficientes visuais a integração ao processo.