Avaliação do CNI/Ibope sobre Governo Dilma tem segurança pública como uma das áreas mais mal avaliadas
A avaliação do governo Dilma feita em pesquisa encomendada pelo CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao Ibope mostrou que a popularidade de Dilma aumentou para 77%, em março de 2012. Contudo, entre as diversas áreas inclusas na pesquisa, a segurança pública foi uma das mais mal avaliadas dentro da pesquisa, ficando com 61% de desaprovação.
Embora a avaliação dessa área tenha sido negativa, há um contraponto a se avaliar. Conforme pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica) sobre segurança pública, 50,9% dos entrevistados confiam ou confiam muito na Polícia Federal, fazendo com que a instituição policial tenha o maior grau de confiança entre os brasileiros. O levantamento foi feito com 3.799 questionários com 22 perguntas, distribuídos de forma representativa para todas as regiões do país.
A atuação eficaz dos policiais federais no combate à corrupção, ao desvio de dinheiro público, ao tráfico de drogas, ao contrabando e outros crimes se intensificou nos últimos anos. Isto fez com que a Polícia Federal conquistasse o respeito e o reconhecimento da sociedade brasileira que vê a instituição como séria e confiável.
Entretanto, não é dessa forma positiva que o Governo avalia a Polícia Federal. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, afirma que "embora a Polícia Federal tenha tanta credibilidade entre os brasileiros, a instituição é vista pelo Governo como um gasto, quando deveria ser vista como um investimento. Talvez por isso a segurança no governo Dilma não tenha sido bem avaliada".