Balada Campeã promove opções de esporte e cultura contra criminalidade em SP

5 de outubro de 2017 14:00

O programa Balada Campeã, realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), vem levando opções de esporte e cultura para jovens de quatro das comunidades carentes mais populosas da capital paulista. Somadas, Heliópolis, Brasilândia, Paraisópolis e Rio Pequeno têm aproximadamente 500 mil habitantes.

 

Nesta primeira edição, o programa será realizado em 8 finais de semana, sempre das dez da noite às 3 da manhã,, com encerramento acontecendo junto com a definição dos campeões de futsal, grafite, freestyle e rap na etapa final, que ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, dia 11 de novembro.

 

A iniciativa partiu do Secretário de Esportes e Delegado Federal, Dr. Paulo Gustavo Maiurino, assim que assumiu a pasta no governo estadual, no segundo semestre do ano passado. O projeto conta com parcerias público privadas para realização das ações.

 

O secretário explica que se trata de utilização do esporte e da cultura como prevenção contra a criminalidade nessas comunidades. Segundo ele, a intenção é oferecer alternativas de atividades saudáveis como campeonatos de futsal, batalhas de rap e oficinas de grafite.

 

“Por minha origem na segurança pública, essa preocupação de preencher o espaço e tempo dos nossos jovens com atividades de formação de qualidade já eram uma preocupação. Essa função preventiva, com o uso do esporte e da cultura, aproxima o Estado com os jovens, promovendo disciplina, competitividade e saúde”, esclarece.

 

A inauguração do Balada Campeã aconteceu no dia 4 de setembro, no auditório do Museu do Futebol, contou com diversas personalidades do esporte e da cultura, incluindo os padrinhos do projeto: Falcão (Futsal), Diego Freestyle (precursor do freestyle no Brasil), e Dexter (rapper e compositor).

 

O governador de São Paulo, Geraldo Alckimin (PSDB), também participou da cerimônia, bem como os atletas Marcelinho Carioca (ex-jogador de futebol), Magic Paula (ex-atleta de basquete), Ana Moser (ex-atleta de vôlei), Marcelo Negrão (ex-atleta de vôlei), e Tiago Camilo (judoca).

 

O Secretário Maiurino avalia as atividades desenvolvidas e já programa uma nova edição e expansão do projeto. “O Balada Campeã tem sido um sucesso e já estamos pensando na edição número dois, de forma mais ampliada, transformando-o em um programa de governo”, comemora.