Brasil e Argentina fazem missão espacial
Brasil e Argentina realizam hoje sua primeira missão espacial conjunta. A experiência, batizada de Operação Angicos, consiste no lançamento do foguete brasileiro VS-30, com módulo de carga-útil argentino, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), próximo a cidade de Natal (RN). A primeira tentativa será às 6h, dependendo das condições do tempo.
Mais de cem técnicos e cientistas brasileiros e argentinos trabalham na missão. O VS-30 pesa 1.500 quilos e mede oito metros de comprimento, dos quais 4,6m se referem ao módulo de carga-útil (onde ficam os equipamentos eletrônicos do foguete e os experimentos) e o cone de acoplamento. O foguete levará os experimentos num vôo suborbital e depois deve soltá-los no mar.
Com apoio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) serão realizados testes de interesse da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), da Argentina e da UFRN, como estudo de sistemas de navegação de veículos espaciais baseados em GPS.