Cai esquema de fraude tributária
A operação batizada de Persona prendeu 40 pessoas. Quatro estão foragidas. Entre os detidos estão o diretor-presidente e os diretores da filial brasileira da companhia norte-americana e seis auditores fiscais que participavam do esquema. As prisões ocorreram em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Ilhéus (BA) e Salvador. O ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, destacou que a importância da operação está em reduzir a concorrência desleal no setor de tecnologia, já prejudicado pelo contrabando.
Empresa norte-americana é líder em alta tecnologia corporativa
O nome da empresa norte-americana não foi divulgado, porque o inquérito corre em segredo de Justiça. A única informação é que a companhia é líder no segmento de serviços e equipamentos de alta tecnologia para redes corporativas, internet e telecomunicações. A PF também pediu auxílio às autoridades norte-americanas para dar seqüência à operação nos EUA.
Como para importar um software não existe tarifa, os distribuidores superfaturavam o valor do software e subfaturavam o dos hardwares para compensar. A denúncia, segundo a delegada, foi feita por um ex-funcionário da filial brasileira da empresa norte-americana.