Campanha de Associação da PF por autonomia durará ao menos 5 meses

10 de março de 2016 11:04

A campanha organizada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e outras 20 entidades, com o intuito de conseguir a autonomia administrativa, financeira e orçamentária do órgão, vai durar, na melhor das hipóteses, ao menos cinco meses para ser concluída.
 
A associação defende que seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição nº 412/2009, em tramitação na Câmara dos Deputados, que estabelece a autonomia da PF. Atualmente, a Polícia Federal é um órgão subordinado ao Ministério da Justiça.
 
Como adiantado pelo blog nesta semana, uma carta está sendo enviada a partir desta quarta-feira (9), dia do lançamento da campanha, para todos os parlamentares. A campanha acontece em meio ao forte apoio da sociedade à PF gerado pela Operação Lava Jato. A troca recente do ministro da Justiça após críticas do PT a atuação da órgão também contribuiu para o início da campanha neste momento.
 
Se tiver um forte apoio da população e terminar com a sua aprovação, delegados da Polícia Federal avaliam que, entre o trâmite na Câmara dos Deputados, que passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma Comissão Especial e o plenário, mais todo o andamento no Senado, demorará no mínimo cinco meses. 
 
"Se não tiver apoio popular, a proposta enfrentará grandes resistências e pode não ser aprovada. Com o apoio popular, em cinco meses a PF terá garantido a sua autonomia na Constituição”, afirma o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Miguel Sobral.

Matéria original aqui.