CNI apoia campanha pela autonomia da Polícia Federal
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) decidiu apoiar oficialmente a campanha pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009, que assegura a autonomia funcional, administrativa e orçamentária da Polícia Federal (PF).
Há algumas semanas, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, havia se reunido com o 1º diretor-secretário da Confederação, Paulo Afonso Ferreira, para explicar a importância da aprovação da chamada “PEC da PF”.
Na última terça-feira (07/06), a ADPF recebeu carta da CNI na qual o presidente da Confederação, Robson Braga de Andrade, confirma o apoio institucional à PEC 412. Sobral elogiou a posição da Confederação, que é o órgão máximo do sistema sindical patronal da indústria.
“O peso do apoio da CNI à PEC 412 é enorme e reforça que estamos no caminho certo”, destacou o presidente da ADPF. A Confederação representa 27 federações de indústrias e 1.250 sindicatos patronais, aos quais são afiliadas quase 700 mil indústrias.
Apresentada há sete anos no Congresso, a PEC 412 recebeu parecer favorável do deputado João Campos (PRB-GO). A previsão é que ela seja votada, nos próximos dias, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.
A campanha pela autonomia da PF já reúne apoio de mais de 50 entidades comerciais e de setores da sociedade civil organizada. Até agora, mais de 650 mil assinaturas foram colhidas por todo o Brasil em apoio à PEC 412. O objetivo é chegar a 2 milhões de assinaturas, que serão entregues ao Congresso.