Colóquio Internacional: Polícia, Saber e Formação

8 de setembro de 2014 10:28

O Colóquio Internacional: Polícia, Saber e Formação faz parte do projeto COPP-LAB: Circulação de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil, que tem como base o estudo da diplomacia policial, organizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, pelo ICPOL – Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, pela Unicamp e com apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

 

Durante os dias 16 e 17 de outubro, pesquisadores, policiais e pós-graduandos irão debater como o campo de atuação policial é legitimamente constituído com recursos do saber. O evento acontece em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (Nevis/UnB), no auditório Joaquim Nanuco, na Universidade de Brasília.

 

“O evento é construído a partir da ideia de que as ciências sociais, criminais e policiais devem estar atentas ao que significa aprender, conhecer e produzir saber sobre a prática dos policiamentos”, afirma Manuel Valente, Doutor em Direito e Diretor do ICPOL.

 

A ADPF será representada pelo presidente Marcos Leôncio Ribeiro, que será moderador da sessão: Formação e perfil de polícia. Esta mesma sessão terá a presença do diretor da ADPF Célio Jacinto dos Santos, para falar sobre “A evolução dos saberes policiais na Academia Nacional de Polícia” e do Delegado Federal Emerson Barbosa, que apresentará a “Inquisitorialidade e seletividade das práticas policiais de administração de conflitos”.