Comemoração dos 69 anos da Polícia Federal e do dia do Policial Federal
Na última terça feira, dia 19, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, esteve presente na Câmara dos Deputados, para Sessão Solene em homenagem aos 69 anos da Polícia Federal, iniciativa do deputado Fernando Francischini.
A Polícia Federal teve seu marco inicial com o Decreto-Lei nº 6.378, no dia 28 de março de 1944. Desde então, a PF vem desenvolvendo seu trabalho de servir ao país, executando, em todo território nacional, atribuições previstas na Constituição Federal. Já o decreto nº 5.279/2004, instituiu o dia 16 de novembro como o Dia do Policial Federal.
Marcos Leôncio, em seu discurso, ressaltou o valor da instituição PF, que “tem sido motivo de orgulho para o povo brasileiro, sendo alvo de reconhecimento, confiança e credibilidade aos cidadãos”, e agradeceu aos líderes dos partidos políticos pela aprovação de leis que possibilitam condições de trabalho mais adequadas no enfrentamento à criminalidade. O presidente da ADPF ressaltou, ainda, o valor do policial federal como a maior riqueza da Polícia Federal e, na oportunidade, parabenizou os parlamentares pela homenagem àqueles falecidos em serviço.
Na ocasião, o deputado Francischini discursou sobre a atuação da Polícia Federal nos crimes de fronteira, tráfico internacional de drogas, contrabando e descaminho, e tráfico de pessoas, e destacou a eficiência no combate a corrupção. “Estes policiais são hoje motivos de orgulho para toda a nação, que reconhece e ressalta os resultados obtidos pela Polícia Federal, em especial no combate a corrupção”, falou o deputado.
Estiveram presentes na solenidade a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), Leilane Ribeiro, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Carlos Antônio de Oliveira, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jonas Borges Leais, entre outras entidades representativas da classe.
Clique aqui para assistir o discurso do presidente da ADPF na íntegra.