Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realiza primeira reunião
O Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP) foi instituído em fevereiro de 2013, com três objetivos principais: aprimorar a experiência sobre o enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil; qualificar o processo de tomada de decisões e fortalecer a Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Nos dia 29, 30 e 31 de janeiro, aconteceu, em Brasília/DF, a cerimônia de posse e a 1ª Reunião Ordinária do CONATRAP. Na reunião, foram debatidos os conceitos centrais do tráfico de pessoas e apresentadas a política e o plano nacional, o sistema de participação social do Governo Federal e a Conferência Nacional dos Migrantes e Refugiados – COMIGRAR. A reunião ainda discutiu o regimento interno e definiu as comissões permanentes e os grupos de trabalho.
Estiveram presentes na cerimônia o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menecucci, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes e o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão. A palestra magna ficou por conta da coordenadora internacional da Global Alliance Against Traffic in Women (GAATW), Bandana Pattanaik.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) apoia essa iniciativa do Ministério da Justiça e parabeniza os novos empossados no CONATRAP.