Comunicação é tema de palestras na ADPF
Dando continuidade às atividades da reunião do Colégio de Diretores Regionais, os dirigentes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) assistiram, na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro, duas palestras com o tema comunicação. Para falar sobre comunicação sindical, foi chamado o professor Luiz Momesso e, para falar sobre redes sociais, Marcelo Minutti, especialista no tema.
Luiz Momesso falou da importância da comunicação dentro de entidades representativas de classe e afirmou que a comunicação sindical tem suas regras básicas, mas cada sindicato tem suas particularidades e, por isso, é essencial conhecer bem a realidade, os públicos e a própria classe para poder gerenciar a comunicação de uma organização. O professor quebrou o paradigma que teoria e prática são coisas diferentes, na verdade “teoria e prática precisam vir sempre juntas, pois uma depende da outra. Nós primeiro pensamos e depois agimos”.
Marcos Leôncio, presidente da ADPF, ressaltou a importância da comunicação presencial para a melhora dos processos da associação. “Nós passamos as informações muito bem aos associados, o que falta é comunicar, e este é o principal desafio da ADPF daqui pra frente”, declarou o presidente.
Ao perceber a necessidade de estar inserida nas mídias sociais, a ADPF e a ADEPOL contrataram especialistas para fazer um estudo de como os delegados estão sendo avaliados na internet. Assim, Marcelo Minutti, especialista no assunto, fez o diagnóstico da reputação digital do delegado e divulgou os resultados de sua pesquisa para os diretores regionais da associação.
Na ocasião, Minutti apresentou um panorama do crescimento das mídias sociais nos últimos anos e de como os veículos tradicionais estão perdendo audiência para a internet. Neste contexto, “é preciso pensar em estratégias para, não só mandar a informação, mas garantir que ela chegue aos receptores, só assim geramos engajamento”.
O profissional de mídias sociais expôs as principais impressões dos delegados nas mídias sociais e ainda deixou recomendações para que a ADPF se comunique melhor com seus públicos.