Conasp apresenta sugestões para o Plano Nacional de Segurança Pública
O Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) se reuniu esta semana, no Palácio da Justiça, em Brasília, para apresentar sugestões sobre o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP). Com a participação da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o encontro teve como objetivo buscar soluções para a crise de segurança pública que atinge o país.
A reunião contou com representantes de 30 entidades dos segmentos da gestão pública, sociedade civil organizada e profissionais da segurança pública. Entre as sugestões feitas ao PNSP, estão um maior espaço no plano para a questão da violência contra a mulher, maiores detalhamentos nas atividades de combate ao tráfico de drogas e à violência contra o jovem negro.
O ministro da Justiça interino, José Levi do Amaral, esteve presente na manhã do segundo dia de reunião para ouvir sugestões dos conselheiros, que devem ser formatadas e enviadas ao presidente do conselho até uma semana antes da próxima reunião, marcada para os dias 25 e 26 de março.
Durante o evento também foram definidas as nove câmaras temáticas que serão compostas pelos membros do Conasp para realizar debates e estudos sobre temas correlatos ao Plano Nacional. A ADPF participará das que tratam sobre (Feminicídio e violência contra a mulher, Sistema Penitenciário, Políticas sobre drogas, Acompanhamento e monitoramento do PNSP, e Legislação estruturante dos órgãos e instituições de segurança pública).
Também foram aprovadas as câmaras sobre Redução de homicídios, Política nacional de controle armas, Direitos humanos de profissionais de segurança pública, e Violência contra grupos vulneráveis.