CONSESP elege nova Diretoria

26 de fevereiro de 2015 16:22

A 57ª reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) elegeu o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Bernardo Santana, como presidente e os vices Fernando Francischini (SSP/PR) e Mendonça Prado (SSP/SE). Além da eleição, o encontro, coordenado pelo presidente interino César Augusto Grubba (SSP/SC), teve como pauta a apresentação dos novos secretários de Segurança Pública ao ministro José Eduardo Cardozo e à secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

 

O novo presidente afirma que efetivar e normatizar o colégio de secretários é prioridade para o mandato. "A grande importância do trabalho para o colégio é, em primeiro lugar, efetivá-lo e trabalhar para termos um colégio normatizado de forma oficial. E também incentivar cada vez mais as ações conjuntas e a troca de inteligências", afirma Santana.

 

Um dos temas abordado entre o ministro da Justiça e os secretários foi a busca da política de integração entre as forças de segurança. Já estão sendo realizadas junto aos governos estaduais operações conjuntas desde a Copa do Mundo e a intenção é aprimorar e dar continuidade a essas operações integradas.

 

A proposta de um pacto nacional contra os homicídios, firmado por todos os governadores, pela Presidência da República, apoiada por todos os órgãos, com metas e parcerias estabelecidas e visando a redução da taxa de homicídios no país também foi um dos temas levantados na reunião, segundo  Cardozo.

 

O CONSESP foi criado em 2003 com o objetivo de assessorar os secretários Estaduais de Segurança Pública no acompanhamento e avaliação da política das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais.