Convênio ADPF e Universidade de Roma
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e Universidade de Roma “Tor Vergata” firmaram acordo de cooperação, que inclui curso de combate ao crime organizado a ser realizado em maio de 2015, com disponibilidade de, no mínimo, cinco vagas para os delegados de Polícia Federal. O convênio tem o objetivo de consolidar a cooperação técnica, científica e acadêmica, bem como desenvolver a formação dos associados da ADPF por meio da administração de cursos intensivos em disciplinas legislativas junto a Universidade de Roma.
O curso de Combate ao Crime Organizado, ministrado em Roma, aborda o tema “A experiência italiana contra a máfia, terrorismo e lavagem de dinheiro” e tem duração de 60 horas-aula, sendo 40 presenciais, 10 de trabalho em grupo e estudos, e 10 de visitas oficiais. Durante o intercâmbio, os alunos ficarão hospedados no campus da universidade romana, atualmente uma das mais modernas da Itália.
Entre os serviços oferecidos, estão inclusas 14 noites de hospedagem no hotel do campus, coffe-break durante as aulas e dois jantares, um de boas-vindas e ao final do curso. O valor dos serviços é de 2.050,00 Euros, mais a taxa de inscrição de 150,00 Euros.
A Universidade já mantém convênios com outras entidades brasileiras, como o Banco Central, a Escola da AGU, o Ministério Público, entre outros.