Coordenação da segurança da Copa 2014 e Rio 2016 sofre mudança
O delegado Valdinho Jacinto Caetano, atual corregedor da direção da Polícia Federal, deverá ser o novo secretário Extraordinário para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça, cujo titular, José Ricardo Botelho, pediu demissão por questões pessoais. Na semana passada, um outro diretor do órgão, Odécio Carneiro, pediu sua exoneração, depois de o seu nome ter sido envolvido em denúncias de desvios de recursos ocorrido nos Jogos Pan-Americanos, realizado no Rio de Janeiro, em 2007. Botelho teria pedido o afastamento no fim de semana e o principal motivo foi questões de saúde envolvendo familiares.
A secretaria foi criada no ano passado para coordenar a segurança, principalmente da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, mas seu papel entre os demais órgãos que atuam no setor ainda não ficou bem definido. O nome de Botelho foi escolhido pela sua experiência na área, já que era coordenador-geral de Polícia Criminal Internacional da PF, órgão que abrigava inclusive a Interpol. O ex-secretário tinha ligações com o ex-diretor-geral da corporação Luiz Fernando Corrêa, cujo nome também foi envolvido nas denúncias relacionadas ao Pan. Corrêa está na área de segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 e, na semana passada, assim como Odécio, não quis comentar as denúncias.
Despiste
O Ministério da Justiça confirmou o pedido de demissão de Botelho da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, por razões pessoais, mas disse que não havia nomes ainda cogitados para a função.
Sanchez confirma time titular nos amistosos
Andrés Sanchez assumiu ontem o cargo de novo diretor de seleções da CBF. O dirigente aproveitou a oportunidade para confirmar que os amistosos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina, marcados para maio e junho, serão disputados pelo time principal e não por atletas com idade para jogar as Olimpíadas de Londres, em setembro. A primeira partida da Seleção Brasileira em 2012 será contra a Bósnia, em 28 de fevereiro, na Suíça.