Cursos a distância em Segurança Pública
A cada dia, cursos a distância de especialização e aperfeilçoamento ganham maior credibilidade no âmbito acadêmico. Graças a parceria entre Senasp e ANP, consolidada em 2005, as forças de segurança pública podem contar com uma estrutura de educação a distância bem qualificada.
Essa união entre o Senasp e a Academia, deu início a uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública no Brasil. Seu objetivo é viabilizar o acesso desses profissionais aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes, bem como fortalecer o processo de qualificação das forças policiais brasileiras, reduzindo os efeitos e níveis de violência no país.
Com a implementação da Rede, iniciou-se um novo paradigma, em que a Senasp passou a exercer o papel de efetivo órgão condutor dos processos de educação em segurança pública, promovendo a articulação das Academias, Escolas e Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Operadores de Segurança Pública, obviamente em um quadro de respeito aos princípios federativos.
A Rede possibilita aos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, policiais federais e rodoviários federais, a educação continuada, integrada e qualificada de forma gratuita. Ela está implementada nas 27 Unidades da Federação por meio de 60 Telecentros (pela televisão), já instalados. Com a interiorização do projeto, espera-se obter no começo de 2008, 200 telecentros.
Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se 6 ciclos do qual participam entre 10 e 12 mil alunos por ciclo. São mobilizados 300 tutores ativos para as salas de aulas virtuais que contam com até 40 alunos por sala. É previsto o crescimento destes números, na medida em que se instalem os novos telecentros nos municípios.
Objetivos
“Dotar as Unidades Federativas de um ambiente de ensino, mediado pela tecnologia de TV digital e Internet para comunicação e informação;
“Disseminar/compartilhar conhecimentos e informações para todos os profissionais da área de segurança pública, estimulando doutrinas e práticas unificadas independentemente da distância;
“Favorecer o diálogo social entre as diversas instituições que compõem o sistema de Segurança Pública;
“Ampliar a rede de pessoas que pensam e fazem a segurança pública;
“Contribuir com a integração dos profissionais da área de Segurança Pública;
“Promover a consolidação das Políticas Públicas na Área de Segurança Pública;
“Implementar ações de formação permanente de forma sistematizada;
“Registrar o capital intelectual das instituições/profissionais da área de Segurança Pública.
Cursos e conteúdos
Foram desenvolvidos no ambiente virtual os cursos de Direitos Humanos e Cidadania, Tráfico de Seres Humanos, Preservação do Local de Crime e Violência, Criminalidade e Prevenção, Uso Progressivo da Força, Uso da Informação na Gestão da Segurança Pública, Saúde ou Doença, Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Combate a Lavagem de Dinheiro, Busca e Apreensão Formação de Formadores e Formação de Tutores. Estes cursos, com excelente padrão de qualidade, já estão disponibilizados no ambiente virtual para os profissionais de segurança pública em todo o país. Têm acesso aos cursos os profissionais matriculados
O que são os telecentros?
Os telecentros são ambientes de treinamento compostos de telesala, sala web, ambiente de tutoria e sala do servidor de rede, com a infra-estrutura e os meios necessários para teleconferências, videoconferências, treinamento baseado em computador, e-learning, exibição de vídeos, filmes, estando disponíveis tanto para treinamento corporativo, quanto para o treinamento de instituições parceiras e também para a própria comunidade. A interatividade entre os alunos e professores é parte fundamental na montagem da sua estrutura.
Ações de acompanhamento, controle e avaliação
“Acompanhamento e supervisão;
“Avaliação através de indicadores de qualidade;
“Revisão;
“Acervo e Documentação.
As Ações do Projeto são dinâmicas e se realizam de modo sistemático ao longo dos ciclos e da sua expansão.
Estágio atual
Foram realizadas todas as ações relacionadas à implantação da Rede e está em curso o processo de revisão e atualização tecnológica e de sua expansão para as cidades-referência e guardas municipais no interior do país. Novos cursos estão em desenvolvimento e serão implementados durante os próximos ciclos.
Detalhes gerais sobre os cursos
Conhecimento da realidade Equipes da Senasp e da ANP percorreram todo o país, visitando as instituições de segurança pública para apresentar a idéia do Projeto e levantar as disponibilidades e demandas relativas às questões educacionais, em cada uma das instituições visitadas.
Especificações técnicas O uso da Internet e a instalação do ambiente virtual de aprendizagem para o planejamento, implementação e gestão da aprendizagem, é compatível com o padrão SCORM, padrão internacional para as plataformas de educação a distância. O ambiente dispõe de ferramentas pedagógicas e de comunicação, síncronas e assíncronas, de ferramentas de gestão através da qual é possível cadastrar cursos próprios ou de terceiros e realizar a gestão completa dos treinamentos dos alunos, desde o cadastramento e matricula até à conclusão, emissão e impressão de certificados, relatórios, pesquisas de reação, sistema de tutoria e monitoria para auxiliar e motivar os alunos e de ferramentas de autoria para o desenvolvimento de conteúdos didáticos multimídia. As plataformas tecnológicas permitem aos alunos o estudo em qualquer hora e lugar, a criação de comunidades virtuais e o uso de ferramentas para a interatividade como chat e fórum.
Canais de televisão complementares para o treinamento O Projeto dispõe de um canal exclusivo de televisão para transmissão dos temas específicos de segurança pública. Os telecentros poderão de forma autônoma elaborar suas programações de acordo com a conveniência de cada instituição.
Fórum Os gestores EAD das Secretarias Estaduais de Segurança Pública (polícias civil, militar e corpo de bombeiros), das Superintendências Regionais da Polícia Federal e das Delegacias Regionais da Polícia Rodoviária Federal e os tutores dos cursos se comunicam e interagem diariamente através dos Fóruns do Projeto . Esta ferramenta permite uma permanente atualização e acompanhamento da evolução das atividades da Rede.
Acervo de Conteúdos e Rede de Conteudistas A criação das coordenações dos telecentros e das tutorias para o ensino a distância tem proporcionado uma intensa motivação integradora entre os telecentros e as Academias de Polícias nas Unidades da Federação gerando grande interesse na realização de novas experiências educacionais.
Padrões Operacionais de Qualidade – Os serviços de comunicação de dados e transmissão de informações por satélite e Internet constituem a infra-estrutura de tecnologia da Rede. O monitoramento desses serviços permite a obtenção de relatórios gerenciais para o acompanhamento dos indicadores, do desempenho da rede e da manutenção dos serviços.
Inscrição
Os profissionais de Segurança Pública inscrevem-se no próprio ambiente virtual de aprendizagem utilizando a Ficha de Inscrição. As fichas são avaliadas e homologadas pelos Gestores de EAD após verificação das informações cadastrais.
As inscrições para o ciclo 11 estarão abertas do dia 14/01/2008 a 03/02/2008.