Debate sobre aposentadoria policial fica para março
A discussão em torno da aposentadoria policial, na Câmara dos Deputados, foi adiada para depois do feriado de Carnaval. A notícia foi dada, nesta quinta-feira, 9, aos representantes das entidades de classe dos delegados de Polícia Federal e Polícia Civil durante reunião com o deputado Roberto Policarpo (PT-DF). O parlamentar é relator dos projetos PLP 554/2010 e PLP 330/06 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Os delegados estão preocupados com o texto do projeto 554/2010, de autoria do Poder Executivo, que elimina a integralidade da aposentadoria policial, além de postergar o tempo de exercício da atividade de alto risco que exercem os operadores de segurança pública. Assim, os policiais lutam por mudanças, tais como, a contagem no tempo policial de atividade militar; a diferenciação para aposentadoria das mulheres policiais e, principalmente quanto à aposentadoria por invalidez.
Durante a reunião, o parlamentar também informou que a votação em segundo turno da PEC 270/08, que restabelece aos servidores públicos o direito de aposentadoria por invalidez integral e paritária; e a análise do PL 1992/07, que cria o Fundo de Previdência Complementar do servidor público, também devem ser adiadas para março por falta de acordo entre os líderes partidários. A ADPF participou da reunião através do diretor de Comunicação Social, Marcos Leôncio que também contou com a participação de representantes do Sindicato dos Policiais Civis do DF, do Sindicato e da Associação dos Delegados de Polícia do DF.