Encontro de delegadas da ADPF com filósofa francesa discute liderança feminina

9 de março de 2022 09:33

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) promoveu, nesta terça-feira (08), um encontro virtual com a professora e filósofa francesa Gisèle Szczyglak. A especialista falou sobre “Mulheres na liderança: mito e realidade”.

O evento foi realizado por videoconferência e contou com a participação de aproximadamente 50 delegadas associadas de diferentes partes do Brasil.

A abordagem trazida pela especialista suscitou debates, ideias e sugestões para aperfeiçoar a liderança feminina das mulheres delegadas da PF.

Reflexões

“Realmente precisamos estar sempre relembrando alguns pontos importantes nessa relação da mulher com o mundo e, em especial, nas relações institucionais. Somos menos de 20%, na PF”, observou a delegada Silvia Oliveira.

Para a delegada Fátima Bassalo, a videoconferência foi enriquecedora e com muitos pontos de reflexão. “Parabenizo a palestrante Gisèle pela maestria e riqueza de sua apresentação, e a tradutora, que traduziu com muita eloquência”, disse.

Segundo a delegada Anne Vidal Moraes, foi uma oportunidade “ímpar e inesquecível”. De acordo com ela, a palestra trouxe reflexões que precisam ser aprofundadas, repassadas e ratificadas, sempre.

“’Espetáculo’ define a fala”, disse a delegada federal Gabriela Madrid Aquino. Ela foi uma das participantes que sugeriu que a ADPF promova mais encontros focados em lideranças femininas.

A delegada Dominique Oliveira foi além e sugeriu que a associação monte um curso específico com Gisèle Szczyglak.

“Subversivas”

Na videoconferência, Gisèle falou de alguns pontos abordados no livro “Subversivas – A arte sutil de nunca fazer o que esperam de nós”, de autoria dela, que será lançado, em breve, em português. A obra despertou o interesse de várias participantes.