Delegado da Polícia Federal toma posse no Conselho de Transparência e Controle Social do DF

11 de abril de 2013 11:49

No último dia 10 de abril, o diretor de Comunicação Social da ADPF, Cláudio Tusco, tomou posse como conselheiro representante da sociedade civil no Conselho de Transparência e Controle Social do DF, órgão consultivo e deliberativo do Governo do Distrito Federal que visa a debater medidas de aperfeiçoamento do controle social e incremento da transparência na gestão.

A criação do CTCS no Distrito Federal foi uma das propostas aprovadas durante a etapa distrital da Conferência sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL) promovida em 2012 pela Controladoria-Geral da União e a Secretaria de Transparência e Controle do GDF. Naquela ocasião, foram eleitos os delegados do Distrito Federal para a etapa nacional, dentre eles o DPF Tusco, que nesta condição foi convidado pelo Governador Agnelo Queiroz a contribuir para o aprimoramento da recém implantada política de transparência do GDF.

O CTCS possui vinte conselheiros, sendo paritário entre gestores e sociedade civil, dentre os quais participam entidades como MCCE, INESC, IFC, CUFA e SINDIRETA. "Apesar de ter sido eleito numa conferência como militante na área de transparência, trago todo o acúmulo adquirido como dirigente da ADPF e como delegado de Polícia Federal", afirma o delegado que focará no combate à corrupção em sua atuação como conselheiro, aproveitando as experiências trazidas da ENCCLA e do CONASP, fóruns que discutem a temática no Governo Federal em que também representa a ADPF.

O primeiro trabalho da CTCS/DF será acompanhar os instrumentos de transparência e participação nas obras do Estádio Nacional de Brasília, onde ocorrerá a abertura da Copa das Confederações no próximo dia 15 de junho, além de todo legado que o Governo do Distrito Federal promete deixar para Brasília e o Brasil. "Com uma maior transparência, fica mais difícil desviar recursos, principalmente em grandes obras como as relacionadas com a Copa do Mundo 2013", aponta o diretor da ADPF.