Delegado federal concorre ao cargo de chefe da Interpol
Pela primeira vez, em 100 anos, um brasileiro tem seu nome indicado ao cargo de secretário-geral da Interpol. O delegado de Polícia Federal, Valdecy Urquiza, recebeu nesta quarta-feira, 13/09, a indicação pela Polícia Federal. A cerimônia de lançamento foi realizada no Palácio do Itamaraty e contou com a presença de trinta representações diplomáticas e autoridades do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Polícia Federal. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, também prestigiou o evento.
Durante a celebração, o diretor-geral da PF em exercício, Gustavo Paulo de Souza, falou a respeito das qualidades do DPF Urquiza, mencionando sua plena competência no âmbito internacional.
O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Capelli, em suas palavras, destacou a importância da cooperação internacional no enfrentamento dos desafios da segurança mundial, salientando o papel fundamental exercido pela PF ao longo dos anos.
Ainda de acordo com Capelli, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reconhece o excepcionalismo da candidatura brasileira ao cargo. Segundo ele, o Brasil é precursor na busca por um mundo mais seguro.
Valdecy Urquiza, em seu discurso, falou sobre seus planos de compromisso com a segurança global, sobre exercer liderança com empatia, sabedoria e determinação. Ele chamou a atenção para a necessidade de uma instituição ágil, inovadora e colaborativa, que esteja pronta para lidar com os desafios de um cenário internacional em mudanças.
O presidente da ADPF apoia a candidatura de Urquiza, “O país está oferecendo um candidato com vasta experiência policial, inclusive na área de cooperação policial internacional, reforçando compromisso com a justiça e seguridade global. A possibilidade de um líder brasileiro à frente da Interpol”, conta.
O delegado foi eleito no ano de 2021 ao cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas. Atualmente também é o titular da Diretoria de Cooperação Internacional da Polícia Federal.
A Interpol é a maior organização intergovernamental no mundo, reúne forças policiais de 195 países visando combater o crime transnacional.
Em 100 anos, o posto de secretário-geral sempre foi preenchido por integrantes da Europa. Uma única vez a exceção foi feita, com os Estados Unidos. Nunca houve um chefe da Interpol da América do Sul, África, Ásia ou da Oceania.