Imagem/Divulgação

Delegado Jorge Pontes lança livro a respeito de crimes ambientais

28 de março de 2023 10:56

Na obra “Guerreiros da natureza – A história do combate aos crimes ambientais na Polícia Federal”, o delegado Jorge Barbosa Pontes fala sobre a origem da consciência com a natureza dentro da PF e do esforço para construir uma estrutura de combate à destruição do meio ambiente.

O autor relata em seu livro de 168 páginas, nomes e datas a respeito da jornada para a criação e implementação da Divisão de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. Ele também menciona as megaoperações Pindorama, Novo Empate e Nautilus.

Jorge aborda os processos e políticas de desmonte e conivência com a subtração de recursos naturais, que além de preocupante para o futuro do meio ambiente, também interfere no ponto de vista estratégico para a economia.

O delegado cursou direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez carreira como delegado de Polícia Federal. Dedicou-se à idealização da divisão de combate aos crimes ambientais na PF, unidade que chefiou por quase dez anos. Foi também diretor da Interpol, adido da instituição em Paris e membro eleito do Comitê Executivo da Interpol. Em 2019, publicou, com seu colega delegado Marcio Anselmo, o livro “Crime.gov: Quando corrupção e governo se misturam”, pela editora Objetiva, traduzido para o inglês pela editora Bloomsbury com o título “Operation Car Wash: Brazil’s Institutionalized Crime and The Inside Story of the Biggest Corruption Scandal in History”.

Para mais informações a respeito da obra, acesse o site da editora aqui.