Delegado lança livro sobre controle de fronteiras
A experiência adquirida ao trabalhar em regiões fronteiriças do país deu o pontapé inicial para o delegado federal Rafael França escrever o livro Controle de Fronteiras no Brasil. Além disso, a bolsa de estudos, que conseguiu para estudar fora do país, também impulsionou o autor. Segundo ele, a experiência possibilitou comparar os modelos internacionais com o brasileiro.
“Eu vi que há uma deficiência nessas regiões de fronteiras, que devem ser corrigidas. Eu fiz uma análise a partir disso, e consegui uma bolsa para estudar sobre esse tema, fora do Brasil. Essa oportunidade foi muito proveitosa para melhorar e avançar nessa gestão de fronteiras”, explicou o delegado.
A obra, que será lançada no dia 06 de dezembro, recebeu o apoio da ADPF. A associação oferece esse benefício aos associados, com o objetivo de incentivar a aquisição e publicação de livros com temáticas pertinentes às atribuições do cargo de delegado de Polícia Federal.
“A ADPF e a Academia de Polícia me incentivaram muito, desde o início. Não só na publicação, mas também para conseguir a bolsa e oferecer o respaldo que eu precisava. Era um trabalho muito desafiador. Preciso mostrar para as pessoas a importância do estudo fronteiriço. E isso afeta não só a PF, mas diversas instituições da sociedade”, ressaltou o autor.
Sendo o maior país da América do Sul, o território brasileiro possui mais de 23 mil km de fronteiras, divididas entre terrestres e marítimas. Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai são os países que fazem divisa com o Brasil de norte a sul. Nessas regiões, são investigados crimes como tráfico humano, drogas, armas, contrabando, exploração sexual, entre outros.
Serviço
Lançamento do livro Controle de Fronteiras no Brasil
Dia: 06/12
Hora: 19h
Endereço: SHIS QI 07 Conj. 6 Casa 02 – Lago Sul – Brasília (Sede da ADPF)