Delegados da PF recebem Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo

20 de março de 2018 12:03

O trabalho de combate a fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garantiu aos delegados da Polícia Federal – Franco Perazzoni, Nelson Kneip e Leandro Daiello Coimbra – a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, honraria presidencial destinada a personalidades que tenham contribuído de maneira excepcional para educação nacional. O agente da PF, Hilton de Albuquerque, também foi agraciado.

 
A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, no último dia 07, em Brasília e contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, chanceler da entrega da medalha, e do presidente da República, Michel Temer, grão-mestre da ordem. Ao dirigir as palavras aos agraciados, Temer afirmou que não há maior satisfação do que ser agraciado com serviços excepcionais prestados à educação brasileira.

 
Os delegados foram selecionados para receber a medalha em razão dos trabalhos de coordenação das atividades de investigação desenvolvidas durante o Enem, nos anos de 2016 e 2017. Nesse período, a PF deflagrou duas operações, a “Jogo Limpo” e a “Passe Fácil”, que desvendaram e desarticularam esquemas de fraudes no certame. Ao todo, somando as duas operações, foram cumpridos 80 mandatos em 18 Estados da Federação, além do Distrito Federal.

 
 “Nestes dois últimos anos, o MEC e a PF intensificaram uma parceria que permitiu enormes aprimoramentos na segurança do certame, bem como na identificação e desarticulação de diversos grupos criminosos dedicados a fraudes no ENEM em todo o país”, explicou o delegado Franco Perazzoni.
 

O Delegado destacou ainda a atuação do agente da PF Hilton de Albuquerque, que ajudou a criar um sistema para auxiliar no cruzamento de informações.
 

“Nós não trabalhamos por causa disso, nem esperando algo assim, mas receber essa medalha, é, sem dúvidas, um sinal de reconhecimento e incentivo para nosso trabalho”, explicou o delegado Nelson Kneip.

 

Esse ano, 110 personalidades receberam a medalha, entre elas a professora que salvou crianças de um incêndio em uma creche de Janúba (MG), Heley de Abreu Silva Batista (in memoriam) e o famoso cartunista Maurício de Sousa.