Delegados da Polícia Federal da Região Norte realizam encontro em Manaus
Nesta sexta-feira (31) será realizado o I Encontro Regional dos Delegados de Polícia Federal da Região Norte. A reunião, promovida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), tem o objetivo de debater as dificuldades enfrentadas pela categoria para combater a criminalidade organizada na região.
De acordo com o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, a promoção de uma Amazônia mais justa e segura passa necessariamente por investimentos na Polícia Federal. “A Polícia Federal conta com 17 unidades de fronteiras em todo o país com um total de 780 policiais federais. Isso é claramente insuficiente para atender as demandas institucionais, sobretudo nos estados da Região Norte”, afirmou Ribeiro.
O delegado enfatizou ainda a falta de estrutura dos policiais lotados na região. Atualmente, a entidade luta pela célere tramitação do PL (Projeto de Lei) 4624/12, que institui da indenização de fronteiras. Encaminhado pelo Governo ao Congresso Nacional no início do mês, o projeto contemplaria policias federais, policiais rodoviários federais e auditores-fiscais da Receita Federal. De acordo com o projeto, a indenização será paga por dia de “efetivo trabalho” nas localidades estratégicas, no valor de R$ 91.
Além da indenização de fronteiras, a ADPF cobra uma política de remoção para os servidores da Polícia Federal, “gatilho” para realização periódica de concursos para atender à demanda de lotação nas unidades de fronteiras, e investimento em infraestrutura de apoio ao trabalho dos policiais.
Serviço:
I Encontro Regional dos Delegados de Polícia Federal da Região Norte
Data: 31 de agosto, das 9 às 12 horas
Local: Tropical Hotels e Resorts Brasil (Av. Cel. Teixeira, 1320 – Ponta Negra)