Delegados de PF comandam secretarias de segurança em oito Estados

5 de janeiro de 2015 23:54

A posição de neutralidade, indispensável para coordenar a atuação das Polícias Civil e Militar dos estados, além da experiência no combate à macrocriminalidade, rendeu aos delegados federais o comando de oito Secretarias de Segurança Pública nas posses dos novos governos, realizadas no dia 1˚ de janeiro de 2015.

Todas as cinco regiões geográficas do Brasil contarão com ao menos um Delegado Federal no comando da pasta de segurança pública em algum estado. No Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame permanece no comando da secretaria, onde já realizou profundas transformações na gestão do combate à criminalidade.

No Nordeste, dos nove estados, quatro terão Delegados Federais nas secretarias de segurança pública. Na Bahia, em Pernambuco e na Paraíba os DPFs Maurício Teles Barbosa, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos e Cláudio Lima continuarão no cargo. No Ceará, que tomou posse foi o DPF Delci Teixeira.

Em Goiás, o DPF Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita continuou a frente da pasta. No Amazonas, quem tomou posse foi o DPF Sérgio Fontes e no Rio Grande do Sul foi o Delegado Federal aposentado Wantuir Jacini, que anteriormente tinha ocupado o mesmo cargo no Mato Grosso do Sul.

Além destes, os Delegados das Polícias Civis também ocuparam quatro secretarias de segurança pelo País. Jefferson Miller Portela e Silva, Kalina Leite, Antônio Carlos dos Reis e Emylson Farias da Silva tomaram posse respectivamente no Maranhão, Rio Grande do Norte, Rondônia e Acre.

Deputados Federais que atuaram fortemente em prol da Segurança Pública tiveram suas atuações parlamentares reconhecidas com nomeações em Minas Gerais (Bernardo Santana de Vasconcellos), Sergipe (Mendonça Prado) e Paraná (Fernando Francischini, que também é Delegado Federal).