Delegados de Polícia lançam livros sobre sequestro e violência
O delegado aposentado de Polícia Civil Elson Matos da Costa publicou, em setembro deste ano, dois livros de interesse e que podem ser aproveitados pelos delegados associados da ADPF. O livro Investigação na Extorsão Mediante Sequestro, que também foi escrito pelo delegado Marco Aurélio Matos da Costa, orienta os policiais na intervenção de situação de crise, principalmente nas extorsões mediante sequestro. A obra ressalta que, mesmo os policiais que não trabalham nos Grupos de Operações Especiais e Divisões Antissequestros, precisam ter noções básicas de atuação.
Já o livro Violência Urbana: Como se Proteger é dirigido tanto aos delegados de Polícia quanto à sociedade em geral. Trata da possibilidade de sermos abordados por um cidadão infrator, caso não seja tomada nenhuma medida de precaução. A finalidade do autor é recomendar seus leitores a se portar no dia a dia e evitar surpresas e entender as diversas situações que qualquer cidadão pode passar.
Sobre os autores
Elson Matos da Costa, é Bacharel em Direito, Delegado Geral de Policia aposentado; ocupou o cargo de Superintendente Geral da Policia Civil de Minas Gerais; chefiou o DEOESP (Divisão de Operações Especiais/ Belo Horizonte/MG); chefiou a Divisão Anti Sequestro/Belo Horizonte/MG; atual Professor e Coordenador junto à Acadepol/Polícia Civil de Minas Gerais da disciplina TAP (Técnicas de Ação Policial);
Marco Aurélio Matos da Costa, é Bacharel em Direito, Investigador de Polícia em exercício, já atuou junto ao GER (Grupo Especial de Resgate); Pós graduado em Ciências Penais pelo LFG; Coordenador Adjunto do TAP (Técnicas de Ação Policial).