Imagem/Reprodução

Delegados federais com professor da Universidade Federal de Santa Catarina tem artigo publicado em livro de direito

6 de dezembro de 2022 15:05

Os delegados de polícia federal Raphael Baggio de Luca e João Vianey Xavier Filho tiveram seu artigo científico publicado em livro acadêmico de direito. Com o tema “Inquérito policial federal brasileiro: Business Intelligence como ferramenta inovadora na comprovação da sua eficácia”, o artigo faz parte do livro “Inovação, novas tecnologias e o futuro do direito”. Outro contribuinte é o doutor e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adilson Luiz Pinto.

O artigo mostra a experiência da Polícia Federal na transição da era pré-analítica para a analítica 1.0, se tratando de estatísticas criminais por meio da implementação do processo de Business Intelligence. O objetivo do trabalho é analisar a eficácia do inquérito policial a partir do indicador de solução publicado pela primeira vez no ano de 2018.

Para que a realização do estudo fosse feita, parte dos autores participaram do processo de produção das estatísticas criminais da Polícia Federal, entre os anos de 2017 a 2022. Os autores do artigo também contaram com a ajuda da experiência e da pesquisa quantitativa, levando em consideração os dados estatísticos da Polícia Federal. Sabendo disso, os resultados indicaram que a dificuldade na recuperação de dados das investigações, implicou na intuição da ineficácia do inquérito policial, de modo que, ao avaliar os dados já publicados, conclui-se que o inquérito policial federal do Brasil é eficiente.

Raphael Baggio de Luca é delegado de polícia federal, gestor do Projeto ePol (Inquérito policial eletrônico da Polícia Federal) e assistente-técnico da Corregedoria-Geral de Polícia Federal, professor da Academia Nacional de Polícia (ANP), graduado em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduado (lato sensu) em direito público pela Faculdades Integradas do Brasil e mestrando em ciência da informação na Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). João Vianey Xavier Filho é delegado de polícia federal, diretor de tecnologia da informação e inovação da Polícia Federal, graduado em direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), mestre em ciência da informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Adilson Luiz Pinto é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em documentação pela Universidade Carlos III de Madrid, mestre em ciência da informação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campinas e bacharel em biblioteconomia pela PUC – Campinas.