Delegados federais palestram no II SISAM
Durante os dias 28 a 31 de agosto foi realizada a segunda edição do Seminário Internacional de Segurança na Amazônia (SISAM), em Manaus. O evento teve como tema "Segurança para uma Amazônia Sustentável" e reuniu especialistas que discutiram a busca e aprofundamento das questões a respeito da relação entre segurança e sustentabilidade na Amazônia e a análise da construção de projetos para ampliar a segurança da população dessa Região e do patrimônio natural.
Entre profissionais de segurança pública e do sistema de justiça criminal, gestores públicos, profissionais responsáveis por políticas sociais e ambientais, representantes de organizações governamentais e não governamentais, acadêmicos e representantes de instituições de pesquisa nacionais e internacionais, os delegados da Polícia Federal participaram ativamente do evento e apresentaram painéis com temas relevantes referentes à segurança na Amazônia.
No primeiro dia de debate, o delegado federal Fabrízio Garbi apresentou o tema "O Enfrentamento do Desmatamento e Questões Ambientais em Geral na Região Amazônica", no primeiro painel intitulado “Segurança, Sustentabilidade e Fronteiras na Amazônia”. No mesmo dia, no segundo painel denominado “Estratégias e Práticas de Segurança Cidadã”, o delegado federal Wellington Clay Porcino Silva, representante da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, apresentou o tema "A Polícia Federal no Espaço Amazônico e a Segurança Cidadã.
No segundo dia de debate, o delegado federal e superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, apresentou o tema "A Cooperação das Instituições do Sistema de Justiça Criminal – Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário e Administração Penitenciária: Limites e Possibilidades” durante a discussão do terceiro painel “Cooperação Interinstitucional em Segurança”.
Paralelamente ao II Sisam, a ADPF promoveu o I Encontro dos Delegados de Polícia Federal da Região Norte que reuniu cerca de 20 delegados. Na oportunidade, o debate foi sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria nos últimos anos em questões específicas da Região como indenização de fronteiras, condições de trabalho e necessidades de efetivo para combate a criminalidade.
O encontro dos delegados foi foco de divulgação nas mídias CBN, TV Amazônia, G1, Jornal A Crítica, Jornal Em Tempo, Jornal Rondonotícias. Nas várias entrevistas locais, o presidente da Associação e o diretor-regional da ADPF/AM, Sávio Pizón, aproveitaram para lançar a campanha de valorização dos delegados da polícia federal. A campanha tem como objetivo enfatizar a importância da categoria no combate à corrupção e destacar a figura do delegado como o primeiro garantidor dos direitos do cidadão.
Leia mais: