Delegados federais participam de Congresso Contra à Corrupção da AGU

31 de agosto de 2018 16:28

Na tarde de ontem (30), a diretora da regional São Paulo da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF-SP), Tania Prado, acompanhou a palestra do delegado federal Márcio Anselmo, durante o “Congresso Combate à Corrupção na Administração Pública – Diálogos Interinstitucionais”, da Advocacia-Geral da União (AGU).

 

Na ocasião, o delegado Márcio Anselmo – um dos precursores da Lava Jato – palestrou sobre a “Lei Anticorrupção e Acordos de Leniência” e a “Transnacionalidade do Combate à Corrupção”.

 

Em sua exposição, o delegado falou sobre como a corrupção tem gerado perdas financeiras para o país, além de apontar estudos que mostram o quanto Brasil deixou de crescer e como isso afeta direitos básicos do cidadão, como a saúde e a educação, que acabam sendo negligenciados.

 

“Efetivamente, se o agente possuir ferramentas concretas de rastreamento de fluxo de capitais, cooperação jurídico-internacional e cooperação interagências no próprio estado, é possível conseguir reverter esse quadro, para que não se torne lugar comum, pelo menos na lógica dos grandes atuantes dessa modalidade de crime”, explicou Márcio Anselmo.

 

A diretora da ADPF-SP, Tania Prado, disse que o delegado Márcio Anselmo é um orgulho para a Polícia Federal, pelo “trabalho que realiza no combate à corrupção e aos crimes financeiros, bem como pela doutrina que produz sobre Polícia Judiciária, Repressão ao Crime Organizado e Direito Internacional ".

 

Tania aproveitou o encontro com o delegado para convidá-lo para o Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade (IACC), que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com organização de entidades de Polícia Judiciária.