Foto/ADPF

Delegados representam ADPF em eventos no exterior

1 de agosto de 2023 10:38

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) marcou presença em dois importantes eventos acadêmicos para capacitação e interação de profissionais no âmbito jurídico, no mês de julho. Em Valladolid, na Espanha, entre os dias 4 a 6, o delegado federal Bernardo Amaral participou dos debates realizados no “VII Congresso Ibero-americano: Derechos Humanos/Direitos Humanos”. Em Siena, Itália, foi a vez de o presidente da ADPF, Luciano Leiro, participar, nos dias 10 a 14, da nona edição do “Summer School em Democracia e Desenvolvimento”.

Os eventos foram promovidos pela Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), de São Paulo, e a Escola de Direito da Alfa Educação (Unialfa), de Goiânia, além da Universidad de Valladolid e da Universidade de Siena.

Durante o Congresso na Universidad de Valladolid, foram realizados debates e discussões sobre questões relacionadas aos direitos humanos, como globalização, vulnerabilidade, políticas de inclusão, reflexões sobre o impacto das tecnologias emergentes, Amazônia como um bem público global e os desafios das constantes mudanças no mundo.

A presença do delegado Bernardo Amaral na Espanha resultou da política de sorteio de inscrições em eventos do tipo promovido pela ADPF. O objetivo é dar aos associados oportunidade de participarem desse tipo de experiência. Esta parceria inclusive resultou também em um convênio com a Unialfa e a Fadisp para beneficiar os associados interessados em concorrer ao edital do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.

Bernado agradece a oportunidade, “Apresentei meu artigo sobre a proteção dos Direitos Humanos nos acordos da justiça penal negociada. Agradeço à ADPF e em especial ao presidente Leiro que foi o idealizador da parceria com universidades que organizaram o evento e tornaram isso possível”, expõe.

Durante a abertura do “Summer School em Democracia e Desenvolvimento”, em Siena o diretor da Escola de Direito da Alfa Educação, Thiago Matsushita ressaltou que, “O convênio acadêmico com a ADPF promove a abertura de novas oportunidades para o ingresso no mestrado e doutorado, com mobilidade internacional na Espanha, inclusive com a possibilidade de realizar o doutorado em cotutela e dupla titulação com as universidades de Siena, na Itália e nas universidades de Salamanca e Valladolid, na Espanha”, conta.

Para Luciano Leiro, eventos como este, além da capacitação e discussão de temas jurídicos relevantes, têm a função de estreitar laços com o mundo acadêmico e com profissionais do direito, “Essa interação tem uma importância extraordinária, abrindo várias oportunidades de atuação”, afirma o presidente da ADPF que esteve na mesa de abertura do “Summer School em Democracia e Desenvolvimento”. Na mesma cerimônia estavam ministros de tribunais superiores, desembargadores, juízes federais, procuradores regionais do Ministério Público Federal, juristas, professores universitários e advogados.