Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Deputados homenageiam o Dia do Policial Federal

1 de dezembro de 2022 17:36

Na sessão solene ao Dia do Policial Federal, realizada na Câmara do Deputados, na quarta-feira (30/11), o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, disse que a PF, além de ser uma das instituições de maior credibilidade do País, também tem garantido, anualmente, o retorno de cerca de R$ 43 bilhões. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Aluisio Mendes (PSC-MA).

O presidente da ADPF parabenizou os alunos da Academia Nacional de Polícia (ANP) que estavam presentes. Lembrou a todos da “árdua caminhada” no curso de formação e que a Polícia Federal tem sido uma instituição fundamental para o País. Segundo ele, com um orçamento de R$ 8 bilhões anuais, para cada real gasto pela PF, explica, cerca de 5,3 reais são retornados ao Estado para construção de escolas, hospitais e investimento em vacinas. “Não existe gasto com a Polícia Federal, existe investimento”, falou Leiro. Ele lembrou que, na PF, 94% de inquéritos referentes ao combate a corrupção são resolvidos, e mais de 70%, nos demais casos.

Para o delegado, a eventual falta de recursos para emissão de passaporte e abastecimento de viaturas, por exemplo, ocorre quando há falta de atenção do governo federal com a instituição. Leiro salientou que a luta pelos pleitos da categoria continua, principalmente em relação à reforma da Previdência e à questão da morte em serviço de policiais. Depois da reforma previdenciária, as famílias passaram a ser impedidas, no post mortem, de receber os vencimentos integrais dos profissionais falecidos.

Ao se despedir, Luciano Leiro prestou homenagem ao delegado de Polícia Federal Roberto Moreira Filho, que recentemente perdeu a vida em serviço. Ao lado dele, na mesa do evento estiveram presentes os delegados federais também deputados Marcelo Freitas (União Brasil-MG), Pablo Oliva Souza (União Brasil-AM), Felício Laterça (Progressistas-RJ) e o deputado eleito Alexandre Ramagem Rodrigues (PL-RJ).

Nesta sexta-feira (02/12), o Senado Federal também realizará uma Sessão Especial ao Dia do Delegado Federal, em requerimento ao senador Humberto Costa, que ocorrerá às 10 horas.