Deputados mineiros criam frente parlamentar em apoio à Autonomia da PF
Deputados estaduais de Minas Gerais lançaram, na última terça-feira (17/10), a Frente Parlamentar Mineira em apoio à Autonomia da Polícia Federal e a Proposta de Emenda à Constituição 412/2009. A frente teve sua cerimônia de lançamento em audiência pública no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e contou com participação da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).
A frente é uma iniciativa do deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) e foi constituída para oferecer apoio à autonomia da PF e a aprovação da PEC 412/09, que regulamenta a autonomia financeira, administrativa e orçamentária da PF e que atualmente tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O Diretor Regional da ADPF em Minas Gerais, Dr. Tadeu Moura, participou do lançamento da frente parlamentar e ressalta a importância da participação dos deputados e da proposta, que se arrasta há 8 anos no Congresso Nacional.
“Entendo que essa iniciativa inédita abrirá as portas necessárias para que a Polícia Federal possa investigar sem freios, nem cabrestos, e consiga a autonomia tão necessária como ferramenta para o seu trabalho”, afirma o Delegado Federal.
A iniciativa dos parlamentares mineiros, inédita no país, é formada por deputados estaduais, como Sargento Rodrigues (PDT) e Arnaldo Silva (PR), para ser mais uma pressão a favor da aprovação da proposta de emenda constitucional.
Os deputados assumiram ainda o compromisso de acompanhar a ADPF, na próxima quarta-feira (25/10), durante a entrega das assinaturas colhidas em favor da PEC 412/09 na CCJC da Câmara dos Deputados. A visita à Brasília servirá também para buscar apoio junto a parlamentares federais de partidos aliados para também se aliem nessa luta pela autonomia da PF.
Além da ADPF, também participaram da audiência pública de lançamento da frente parlamentar representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), da Superintendência da PF no estado e movimentos sociais que apoiam a autonomia, como Nas Ruas, Brava Gente Brasileira, Orgulho Nacional.