Desarticulado grupo que distribuía dinheiro falso em Santa Maria, RS

2 de maio de 2014 09:56

Uma operação policial realizada na manhã desta quarta-feira (30) desarticulou uma quadrilha suspeita de distribuir dinheiro falso na Região Central do Rio Grande do Sul. Três dos quatro presos em Santa Maria também são suspeitos de praticar assaltos na região, segundo a Polícia Federal.

Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão. Cerca de 100 policiais militares, civis e federais se prepararam para a operação “Jaguatirica” antes de amanhecer. Além de profissionais de Santa Maria, atuaram agentes de Restinga Seca, Santiago, Santa Cruz e Porto Alegre. Os mandados cumpridos foram expedidos pelas Justiças estadual e federal e executados todos em Santa Maria.

“No início deste ano, nós verificamos um aumento significativo de cédulas de real falsas na região. A partir daí, começamos a investigar verificando que havia um grupo atuando e que este dinheiro vinha de Santa Catarina”, explica o delegado da Polícia Federal Diogo Caneda. Segundo ele, o líder da organização, preso preventivamente, aliciou menores para distribuir o dinheiro falso e colocá-lo em circulação no comércio e por isso também deve ser indiciado por corrupção de menores.

O delegado da Polícia Civil Antônio Firmino salienta que a ação foi coordenada pelos três órgãos. “A operação conjunta é importante por demonstrar a união das polícias e trazer mais segurança pública para a cidade”, argumenta. Uma das pessoas foi presa em flagrante por porte ilegal de arma. Além do revólver, a polícia apreendeu também dinheiro, joias, celulares e drogas na operação.