Mobilização da PF em Brasília. Foto/ADPF

Dia do Policial Federal é marcado por mobilizações em todo Brasil!

17 de novembro de 2023 16:57

A última quinta-feira, 16/11, dia em que se comemorou o Dia do Policial Federal, foi uma data marcada pela mobilização de policiais, delegados e entidades de classe de todo o país em favor da Polícia Federal. Este foi o segundo ato com suspensão de atividades por reestruturação e das carreiras policial e administrativa da PF, o primeiro foi em 27/10.

A proteção e garantia dos direitos é tema principal das mobilizações, pois os mesmos foram desvalorizados desproporcionalmente em reformas, além de terem sido preteridos em relação a outras carreiras típicas de Estado. Há também uma carência de equipamentos de proteção e efetivo para integrar a Força de Combate ao Crime Organizado (FICCO), para as entidades de classe, estes profissionais precisam estar motivados e valorizados.

A mobilização em Brasília começou às 10h em frente à sede da PF, logo em seguida foi dirigida ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na Esplanada. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esteve presente no evento, representada pelo presidente Luciano Leiro, que agradeceu a presença de todos os envolvidos. “Estamos com uma campanha de mídia no aeroporto, em rádio e na TV, desde o dia 13/11, falando exatamente que o governo mudou, mas o descaso continua. Então, o que fizemos no governo passado, estamos fazendo aqui. Batemos no governo anterior, estamos tentando fazer acordo com esse governo, mas está havendo um descontentamento geral. Se as coisas não andarem, vamos pensar em outras ações”, Luciano Leiro destacou que a proposta de reestruturação não é apenas das entidades de classe, mas sim da própria PF, que não está sendo devidamente reconhecida.

De acordo com nota emitida pelas entidades de classe, no próximo dia 28/11 haverá uma nova rodada de negociações entre as entidades de classe e representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Fazenda, Planejamento e Gestão, MGI e da Polícia Federal.