Diretor da ADPF debate segurança na rede na Campus Party 2014
O Delegado Federal e diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Miguel Sobral, participou do Campus Fórum no dia 31 de janeiro. O evento, realizado em São Paulo/SP, fez parte da programação da Campus Party, principal feira tecnológica realizada no mundo.
Com o tema “Segurança na Rede”, o debate abordou fatos recentes de espionagem praticadas pelo governo americano, por meio da Agência Nacional de Segurança (NSA), que vieram ao conhecimento público através das denúncias do ex-consultor Edward Snowden e chamaram a atenção para a necessidade de debater profundamente medidas para garantir a privacidade das comunicações na Internet.
O Delegado Federal defendeu o debate como uma forma de se encontrar respostas para o dilema da segurança nas redes. "As novas tecnologias são desenvolvidas para promover a inclusão e interação entre as pessoas, não importando as distâncias físicas. Entretanto, estas mesmas tecnologias podem ser usadas por organizações criminosas para a prática de diversos crimes graves, como o tráfico internacional de armas e drogas e a corrupção. É neste desafio de proteger a privacidade e promover a segurança, que a sociedade e o Estado devem buscar o equilíbrio”, comentou Carlos Eduardo Miguel Sobral.
Além do Delegado de Polícia Federal, o debate no Campus Fórum contou com as participações do Deputado Federal (PT-SP) Paulo Teixeira, o Juiz Federal Fausto de Sanctis e o sociólogo Sérgio Amadeu. A mediação ficou por conta do editor da revista Carta Capital Lino Bochini. A sétima edição da Campus Party Brasil foi realizada no Anhembi, em São Paulo/SP e reuniu oito mil participantes durante as mais de 500 horas de atividades.