Diretor da ADPF/PR representa Associação em reunião e debate indenização de fronteira

6 de março de 2013 15:00

 

O Diretor da Diretoria Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no Paraná (ADPF/PR), Gastão Schefer, esteve presente, no dia 4 de março, na Associação Comercial do Paraná, apresentando, perante a diretoria e aos deputados federais Osmar Serraglio e Fernando Sciarra, o Projeto de Lei 4262/2012, que cria indenização de fronteira para a Polícia Federal, Rodoviária Federal e Receita Federal. O delegado também discursou a respeito da PEC 37/2011, que define a competência de investigação criminal pelas polícias Federal e Civil dos estados.
 
O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, disse que a Coordenação Política irá analisar o PL e a PEC para definir o eventual apoio da ACP. O Deputado Sciarra se manifestou favorável às duas propostas, sendo que o deputado Osmar Serraglio se posicionou favorável ao adicional de fronteira, porém acredita que a PEC deve ser analisada e o poder de investigação do Ministério Público deve ser limitado.
 
O delegado Gastão Schefer aproveitou a oportunidade para solicitar aos deputados maior empenho das respectivas bancadas, nos projetos que tratam da melhoria salarial dos policiais rodoviários federais que atuam em faixas de fronteira para coibir o contrabando e, ainda, no projeto que pretende estender aos membros do Ministério Público a prerrogativa da investigação, algo que na visão do delegado “o Ministério Público não está preparado para fazer, porque envolve além de outros itens, o interrogatório e a escuta”.
 
Além de Schefer, participaram do evento o ex-governador Orlando Pessuti, os ex-presidentes da ACP, Marcos Domakoski e Jonel Chede, vices-presidentes e associados da entidade, Hélio Bampi, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep, entre outros convidados.