Reprodução/MCCE

Diretora da ADPF participa de debate sobre diversidade do MCCE

22 de março de 2023 17:32

A diretora da ADPF-SP, Tania Prado, participou, nesta quarta-feira 22/03, da reunião virtual intitulada “Inclusão de grupos minorizados em debate político” promovida por representantes das entidades do comitê Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. O diretor da ADPF-RJ, Rubens Lyra é membro da comissão diversidade do MCCE.

Dado revelado durante o encontro aponta que apenas 7,75% dos recursos de financiamento de campanha foram repassados a candidaturas de negros e negras, no País. As temáticas relacionadas a diversidade sempre foram matéria para o MCCE, assim como é um dos motivos do projeto da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições limpas (PL 6316/2013), que fala sobre a paridade de gênero.

Os debatedores concordaram com a necessidade de criação do Grupo de Trabalho da Diversidade, para abordar ações que insiram nas discussões políticas as minorias sociais.

Também foi abordada, durante a conversa, a participação do MCCE na instalação da Coordenação da Advocacia Partidária por meio da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB. O grupo terá participação de representantes da advocacia de todos os partidos políticos, de modo a levar temas importantes a serem apreciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).